BIO
Katia Canton é psicanalista, escritora e artista visual. Estudou arquitetura, dança e formou-se jornalista pela ECA USP, em São Paulo. Também estudou literatura e civilização francesas no curso de estudos superiores oferecido pela Aliança Francesa em conjunto com a Universidade de Nancy II. Em 1984, transferiu-se para Paris, com uma bolsa de estudos de dança moderna no estúdio Peter Goss.
Viveu em Nova York por oito anos, onde trabalhou como repórter para vários jornais e revistas e realizou mestrado e doutorado na New York University. Sua pesquisa acadêmica é interdisciplinar e relaciona as artes e os contos de fadas, de várias épocas e culturas do mundo. Trabalhou por um ano e meio como bolsista no MoMA, de Nova York, criando projetos de arte e narrativa no departamento de educação. De volta ao Brasil, ingressou como docente na Universidade de São Paulo, sendo professora associada do Museu de Arte Contemporânea (onde foi vice-diretora) e do programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte.
Seu trabalho artístico é multimídia, incluindo desenho, pintura, fotografia e objetos, e conceitualmente se liga a questões sobre sonhos, desejos e narrativas. Tem realizado exposições em museus, galerias e instituições culturais no Brasil e no exterior desde 2008. Voltou-se para o estudo da psicanálise a partir de 2017. Atende em clínica particular e realiza cursos e grupos de estudos.
Como autora, além de escrever livros sobre arte, criou mais de 50 livros ilustrados para o público infantil e juvenil, tendo recebido vários prêmios no Brasil e no exterior. Entre eles, recebeu por três vezes o prêmio Jabuti e prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.